sábado, 24 de abril de 2010

POLIANA



Quando Poliana chegou à casa da tia, surpreendeu Nanci e ao leitor por não reclamar de nada. Se a cama tinha uma mola solta, ela disse: "Que bom, minha cama já vem com massageador!" A janela não tinha cortinas: "Com uma paisagem dessas, quem precisa de cortinas!" No guarda roupa não havia espelho: "Que legal, assim não vejo minhas sardas!" Nanci então começou a imaginar "que menina estranha aquela!"  Até que um dia Poliana contou para Nanci seu segredo:

O JOGO


"No dia seguinte, ao ver Poliana alegre como um passarinho, Nanci não aguentou de curiosidade:
-Você é sempre assim?
-Assim como?
-Tão contente.
-Desde que aprendi o jogo, nunca mais fiquei triste.
-De que jogo você está falando?
-Do jogo do contente.Como é esse jogo?
-É ver sempre o lado bom de tudo que nos acontece.
-Quem te ensinou?
-Foi meu pai. Tudo começou quando eu fui receber um presente de natal. Os padres distribuíam presentes para as crianças pobres. eu peguei o meu pacote e fui pra casa. eu queria muito ganhar uma boneca, eu sonhava com uma boneca. Mas quando abri a caixa, quase morri de tristeza. Em vez de uma boneca, eu tinha ganhado um par de muletas. 
- Um par de muletas? que horror!
- Foi isso mesmo que eu pensei, um horror. Comecei a chorar, desesperada. Então meu pai me acalmou e disse que em vez de ficar triste com as muletas, eu devia ficar feliz por não precisar usá-las. Ele estava certo. Que felicidade maior do que não precisar usar muletas? No mesmo instante eu parei de chorar e saí pulando pela casa. É assim que funciona o jogo do contente."  

É assim que devemos jogar com a vida, ver sempre o lado bom das coisas que nos acontecem e que não são o que esperamos, e não vermos o lado ruim das coisas boas, como algumas pessoas fazem, parece-nos, com o prazer da infelicidade. Bela lição essa de Poliana. Acho que essa menininha deveria formar uma escola para adulto, juntamente com o principezinho, aquele lá do planeta X não dei das quantas. 

                                     

sexta-feira, 23 de abril de 2010

RESPOSTA A UM E_MAIL

CHEGA DE COMPARAÇÕES

Muito interessante essa comparação, mas infelizmente nenhum dos dois fizeram algo de fato pelo país. Esperava mais do Sr. Luís Inácio, quando votei nele nas quatro (89 a 02) candidaturas anteriores. Infelizmente o que deveria ser feito e foi propagado durante anos e anos não aconteceu. Onde está a reforma agrária ampla, eterna bandeira do socialismo? Não houve, pelo contrário, até as invasões, que se proliferaram em governos anteriores, deram uma trégua ao seu mentor. O país conseguiu durante anos de luta sua independência petrolífera, mas nós estamos pagando 2.70 a gasolina. Por quê? A a Reforma na Educação tão esperada! foi relegada à último plano, e os governos de estado zombam da lei do piso, fazem o que querem com seus professores, mentindo e abrindo concursos esporádicos, até Cristovão Buarque saiu do governo. E o que dizer da saída de Marina Silva (Lula de Calças, assim como Luíza Helena), cotada no mundo como uma das cinco pessoas responsáveis pela "salvação do mundo", saiu do governo porque Lula e seus seguidores, famintos pelo poder, não podiam mexer com os sacanas que mandam e desmatam o Norte do país. E o que dizer da reforma da Previdência, e da legislação eleitoral? Que nunca foram feitas? E a luta contra a corrupção de Sarney, maranhense e senador pelo Amapá, e seus amiguinhos? 

Lula assim como todos os políticos, sem nenhuma exceção, é embusteiro, mentiroso, ardiloso. Tem um discurso para os índios, como o proferido agora dia 19/04/2010, e outro para os madeireiros e latifundiários, que escorraçam aos poucos os povos de suas terras; tem um discurso para os empregados e outro para os patrões; tem um discurso para Obama e outro para    Ahmadinejad; por isso é aplaudido sempre pelos dois lados, mas sabemos a quem ele quer enganar de fato, e não é quem está do lado forte da corda, e nós bem o sabemos. Ou seja, ele e o PT estão com o poder e não querem deixar o osso por nada deste mundo. Gostaria que alguém me mostrasse de fato mudanças no país havidas durante esses oito anos. Não me mostrem esses índices porque já os conhecemos.

Enquanto isso o povo continua na miséria, pois perderam até a vontade de trabalhar devido às esmolas de tucanos e petistas. De norte a sul, o país pede clemência pela escalada da violência. Aqui no Ceará, o Ronda do quarteirão, não consegue proteger nem seus soldados “cidadãos”, por isso os cidadãos de bem continuam sendo latrociniados (perdoem-me o neologismo). No rio, os morros têm dono, e o estado teme cada dia mais o poderio dos traficantes. A justiça continua soltando bandidos, ou por não poder mantê-los devido ao preço do feijão e da carne ou por incompetência mesmo, e eles voltam a matar inocentes, como o ocorrido em Goiás. Morros desabam devido às chuvas e inocentes morrem soterrados. Até em lixões se constroem casas (e o estado estava urbanizando o lixão!! Cadê o óleo de peroba?), até que a chuva vem e leva o lixo! E não me venham dizer que o governo não tem nada a ver com isso, que isso acontece em qualquer lugar do mundo, pois é conversa pra boi dormir. Tudo que acontece num país, com seus habitantes, é culpa do Estado, pois ele tem obrigação de proteger, educar, residenciar seu povo. Não precisa dar esmolas, assim como não pode tampouco manter maganos; precisa sim é dar condição para que seu povo se desenvolva, para suprir suas próprias necessidades.

Eu vou encerrar por aqui o que era uma breve resposta de e_mail, mas queria dizer ainda que não adianta votar em ninguém. Todos são iguais perante Deus e o Diabo. Urge que se faça uma revolução neste país pelo não-voto. Se ninguém comparecer às urnas, a revolução neste país finalmente se iniciará. Ah! antes que alguém fale ou pense em analfabeto político, convido-o/a a seguir este link:
                                 http://falvesandrade.blogspot.com/2008/07/no-precisamos-votar.html
                         Professor Alves, 23/04/2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

DIREITA X ESQUERDA

Recebi esse texto via e_mail e gostaria de repassar aos pouco leitores deste blog. Reafirmo que sua autoria não é minha. Gostaria, outrossim, de, se alguém fizer um comentário, que me faça o favor de dizer quem é de esquerda neste nosso país.


Há ainda Direita e Esquerda?

Diante de alguns argumentos que ainda subsistem sobre o suposto fim da divisão entre direita e esquerda, aqui vão algumas diferenças. Acrescentem outras, se acharem que a diferença ainda faz sentido.



Direita: A desigualdade sempre existiu e sempre existirá. Ela é produto da maior capacidade e disposição de uns e da menor capacidade e menor disposição de outros. Como se diz nos EUA, “não há pobres, há fracassados”.

Esquerda: A desigualdade é um produto social de economias – como a de mercado – em que as condições de competição são absolutamente desiguais. 

Direita: É preferível a injustiça, do que a desordem.

Esquerda: A luta contra as injustiças é a luta mais importante, nem que sejas preciso construir uma ordem diferente da atual.


Direita: É melhor ser aliado secundário dos ricos do mundo, do que ser aliado dos pobres.

Esquerda: Temos um destino comum com os países do Sul do mundo, vitimas do colonialismo e do imperialismo, temos que lutar com eles por uma ordem mundial distinta.


Direita: O Brasil não deve ser mais do que sempre foi. 

Esquerda: O Brasil pode ser um país com presença no Sul do mundo e um agente de paz em conflitos mundiais em outras regiões do mundo.


Direita. O Estado deve ser mínimo. Os bancos públicos devem ser privatizados, assim como as outras empresas estatais.


Esquerda: O Estado tem responsabilidades essenciais, na indução do crescimento econômico, nas políticas de direitos sociais, em investimentos estratégicos como infra-estrutura, estradas, habitação, saneamento básico, entre outros. Os bancos públicos têm um papel essencial nesses projetos.


Direita: O crescimento econômico é incompatível com controle da inflação. A economia não pode crescer mais do que 3% a ano, para não se correr o risco de inflação.


Direita: Os gastos com pobres não têm retorno, são inúteis socialmente, ineficientes economicamente.


Esquerda: Os gastos com políticos sociais dirigidas aos mais pobres afirmam direitos essenciais de cidadania para todos.

Direita: O Bolsa Família e outras políticas desse tipo são “assistencialismo”, que acostumam as pessoas a depender do Estado, a não ser auto suficientes.


Esquerda: O Bolsa Família e outras políticas desse tipo são essenciais, para construir uma sociedade de integração de todos aos direitos essenciais.


Direita: A reforma tributária deve ser feita para desonerar aos setores empresariais e facilitar a produção e a exportação. 


Esquerda: A reforma tributária deve obedecer o principio segundo o qual “quem tem mais, paga mais”, para redistribuir renda, com o Estado atuando mediante políticas sociais para diminuir as desigualdades produzidas pelo mercado.


Direita: Quanto menos impostos as pessoas pagarem, melhor. O Estado expropria recursos dos indivíduos e das empresas, que estariam melhor nas mãos destes. O Estado sustenta a burocratas ineficientes com esses recursos.


Esquerda: A tributação serva para afirmar direitos fundamentais das pessoas – como educação e saúde publica, habitação popular, saneamento básico, infra-estrutura, direitos culturais, transporte publico, estradas, etc. A grande maioria dos servidores públicos são professores, pessoal médico e outros, que atendem diretamente às pessoas que necessitam dos serviços públicos.


Direita: A liberdade de imprensa é essencial, ela consiste no direito dos órgãos de imprensa de publicar informações e opiniões, conforme seu livre arbítrio. Qualquer controle viola uma liberdade essencial da democracia.


Esquerda: A imprensa deve servir para formar democraticamente a opinao pública, em que todos tenham direitos iguais de expressar seus pontos de vista. Uma imprensa fundada em empresas privadas, financiadas pela publicidade das grandes empresas privadas, atende aos interesses delas, ainda mais se são empresas baseadas na propriedade de algumas famílias.


Direita: A Lei Pelé trouxe profissionalismo ao futebol e libertou os jogadores do poder dos clubes.


Esquerda: A Lei Pelé mercantilizou definitivamente o futebol, que agora está nas mãos dos grandes empresários privados, enquanto os clubes, que podem formar jogadores, que tem suas diretorias eleitas pelos sócios, estão quebrados financeiramente. A Lei Pelé representa o neoliberalismo no esporte.


Direita: O capitalismo é o sistema mais avançado que a humanidade construiu, todos os outros são retrocessos, estamos destinados a viver no capitalismo.


Esquerda: O capitalismo, como todo tipo de sociedade, é um sistema histórico, que teve começo e pode ter fim, como todos os outros. Está baseado na apropriação do trabalho alheio, promove o enriquecimento de uns às custas dos outros, tende à concentração de riqueza por um lado, à exclusão social por outro, e deve ser substituído por um tipo de sociedade que atenda às necessidades de todos.


Direita: Os blogs são irresponsáveis, a internet deve ser controlada, para garantir o monopólio da empresas de mídia já existentes. As chamadas rádios comunitárias são rádios piratas, que ferem as leis vigentes.


Esquerda: A democracia requer que se incentivo aos mais diferentes tipos de espaço de expressão da diversidade cultural e de opinião de todos, rompendo com os monopólios privados, que impedem a democratização da sociedade.


O POVO X IRONIA

O Povo


Não posso deixar de concordar com tudo que dizem do povo. É uma posição impopular, eu sei, mas o que fazer? É a hora da verdade. O povo que me perdoe, mas ele merece tudo o que se tem dito dele. E muito mais. 

As opiniões recentemente emitidas sobre ao povo até agora foram tolerantes. Disseram, por exemplo, que o povo se comporta mal em grenais. Disseram que o povo é corrupto. Por um natural escrúpulo, não quiseram ir mais longe. Pois eu não tenho escrúpulo. 

O povo se comporta mal em toda parte, não apenas no futebol. O povo tem péssimas maneiras. O povo se veste mal. Não raro, cheira mal também. O povo faz xixi e cocô em escala industrial. Se não houvesse povo, não teríamos o problema ecológico. O povo não sabe comer. O povo tem um gosto deplorável. O povo é insensível. O povo é vulgar. 

A chamada explosão demográfica é culpa exclusivamente do povo. O povo se reproduz numa proporção verdadeiramente suicida. O povo é promíscuo e sem-vergonha. A superpopulação nos grandes centros se deve ao povo. As lamentáveis favelas que tanto prejudicam nossa paisagem urbana foram inventadas pelo povo, que as mantém contra os preceitos da higiene e da estética. 

Responda, sem meias palavras: haveria os problemas de trânsito se não fosse pelo povo? O povo é um estorvo. 

É notória a incapacidade política do povo. O povo não sabe votar. Quando vota, invariavelmente vota em candidatos populares que, justamente por agradarem ao povo, não podem ser boa coisa. 
O povo é pouco saudável. Há, sabidamente, 95 por cento mais cáries dentáries entre o povo. O índice de morte por má nutrição entre o povo é assustador. O povo não se cuida. Estão sempre sendo atropelados. Isto quando não se matam entre si. O banditismo campeia entre o povo. O povo é ladrão. O povo é viciado. O povo é doido. O povo é imprevisível. O povo é um perigo. 

O povo não tem a mínima cultura. Muitos nem sabem ler ou escrever. O povo não viaja, não se interessa por boa música ou literatura, não vai a museus. O povo não gosta de trabalho criativo, prefere empregos ignóbeis e aviltantes. Isto quando trabalha, pois há os que preferem o ócio contemplativo, embaixo de pontes. Se não fosse o povo nossa economia funcionaria como uma máquina. Todo mundo seria mais feliz sem o povo. O povo é deprimente. O povo deveria ser eliminado. 

Luis Fernando Veríssimo 

Há muito tempo conheço esse texto, e ele sempre me pareceu normal, normal, normal (como diria Jessier Quirino). Nessa semana, procurando-o na internet, encontrei-o em alguns blogs. Há muitos comentários a seu respeito. Em todos eles, o autor, Veríssimo, é defenestrado, em alguns casos até menoscabado, pela sua suposta visão de povo. Quem não conhece o autor, pela obra é claro, lendo esse texto e não parar para fazer análise da figura de linguagem denominada IRONIA, com certeza vai ter atitude semelhante à daqueles que fizeram os comentários supracitados. é preciso que vejamos nele a ideia, não do autor, mas a da elite encarnada nele. Como o poeta é capaz de se travestir, de se multiplicar a si mesmo(desculpem a redundância), Veríssimo trai o seu nome (verdadeiro ao extremo) para fazer o mesmo.  Essa é a visão que a elite tem do povo, das massas, para ela o causador de todos os males sociais é o povo. Quando Veríssimo enfatiza isso, surge então toda sua ironia de deboche contra a burguesia, que fede, mas que tem dinheiro pra comprar perfume.   

SE ALGUÉM LER ESTA POSTAGEM, DEIXE UM COMENTÁRIO!!!    

sexta-feira, 9 de abril de 2010

FALECEU ONTEM QUEM ESTAVA ATRAPALHANDO SUA VIDA..




Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:
"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:
- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !
Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.
A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?
No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".

                                                                                                            (domínio público)

NA ESCURIDÃO MISERÁVEL

FERNANDO SABINO  “Eram sete horas da noite quando entrei no carro, ali no Jardim Botânico. Senti que alguém me observava, enquanto punha o m...