domingo, 24 de abril de 2011

DA OUTRA HISTÓRIA AMERICANA AOS ÁUDIO-BOOKS



          O filme A Outra História Americana conta a história da mudança radical ocorrida com o “skinhead” Derek Vinyard. Ele, neonazista convicto, é preso depois de assassinar dois negros que tentavam roubar-lhe o carro. Um deles foi morto com requintes de crueldade. Na prisão, ele começa aos poucos a perceber que tudo em que ele acredita, de fato, não faz sentido algum. Mas está tudo confuso demais em sua cabeça. Com a ajuda de Bob Sweeney, professor negro do colegial e que combate grupos racistas, vê  a necessidade de mudar. Quando sai da prisão, Derek é outro homem, disposto a reparar todos os males causados à sua família e aos outros, assim como libertar seu irmão, Daniel, das ideias neonazistas que ele mesmo implantara.
      Mas o que realmente aconteceu a Derek para que sofresse tremenda mudança? É interessante salientar que no presídio ele dividia os trabalhos da lavanderia com um negro, com o qual evitou dialogar por algum tempo; conheceu um grupo de “skinheads”, no qual se imiscuiu , que recebia droga de um grupo hispânico e a vendia para seus compatriotas; depois de se afastar desse grupo, foi estuprado enquanto tomava banho; com a ajuda de seu colega da lavanderia, foi poupado pelos outros negros que ali cumpriam pena.
      Qual desses ocorridos foi responsável pela mudança de Derek? Nenhum. É claro que de certa forma tiveram seu peso. Mas foi a leitura dos livros que Bob lhe emprestara que mudou sua visão de mundo. Qualquer mudança só pode se fazer em alguém se este alguém tiver leitura. O livro, o hábito da leitura é a maior arma de destruição de massa que existe. Ela destroi toda uma população de ignorantes mais rápido do que ataques com armas de precisão. Hipérboles a parte, é certo que o livro muda as pessoas, pois aumenta-lhes a visão de mundo. Proporciona debates interiores, fazendo com que nos sintamos capazes de renunciar a conceitos que tínhamos como certo. Quando o poeta Roraima Alves afirma que somos mutantes, era essa mutabilidade a que ele estava estava se referindo.
        
        Entretanto Nosso povo não lê, por vários motivos. Primeiro porque os livros são muito caros aqui no Brasil, os adultos não têm o hábito da leitura por isso as crianças não o adquirem. Nossos professores, um bom número, também não o fazem, e os jovens, os alunos e alunas veem no professor uma referência de vida muito importante. Faz-se necessário nesse cenário de falta de leitura, falta de livro, que se divulguem os “áudio-books”. Já que os jovens de um tempo para cá são vistos com um acessório a mais, que são os fones de ouvido, seria uma boa estratégia para minorar nossa miséria intelectual. Existem bons sites que oferecem gratuitamente “audio-books” para “download” como http://baixarbonslivros.blogspot.com/search/label/audiobooks e http://ebooksgratis.com.br/tag/audiobook/page/3/ . É importante que se divulguem ideias, que se assimilem elas para que possamos iniciar uma revolução de fato nesse país.
(Professor Alves, 24/04/2011)

Nenhum comentário:

NA ESCURIDÃO MISERÁVEL

FERNANDO SABINO  “Eram sete horas da noite quando entrei no carro, ali no Jardim Botânico. Senti que alguém me observava, enquanto punha o m...