quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SER CRISTÃO


       Muito bem, filho! É aos dez anos que se realiza a Primeira Eucaristia. Comigo foi assim e com você não seria diferente. É desígnio de todos que foram batizados sob o signo da Igreja Católica. Como o sacerdote bem falou, quando nasceste nós te batizamos, e aos dez, “escolheste” o caminho da cristandade, ou seja, “escolheste” ser cristão. Mas o que é SER CRISTÃO? De acordo com as palavras do padre, parece que ser cristão é professar  a religião católica, ir à missa com frequência, confessar-se em determinadas épocas e comungar.
     Mas para mim ser cristão é muito mais simples. Ser cristão é professar os ensinamentos de Jesus Cristo, e o maior ensinamento dele foi o AMOR. Jesus nunca falou da necessidade de se assistir a missas, nem frequentar igrejas. Até porque Cristo pregava ao ar livre, pregava onde houvesse pessoas precisando de sua palavra. Cristo falava em igualdade, solidariedade. Pelo que me consta nenhuma igreja é solidária, nenhuma igreja prega a igualdade. Se fosse o contrário, não haveria templos que são verdadeiros monumentos, lembrando a suntuosidade dos egípcios, gregos e romanos. Ser cristão é se condoer do sofrimento alheio, é repartir o pouco que se tem, é ter desprendimento para o altruísmo.
       E onde estão os cristãos? Em todos os lugares. Até nas igrejas católicas e protestantes, nos templos muçulmanos e budistas, nas mesquitas judaicas. Digo 'até' porque na verdade ser cristão é muito mais uma atitude do que uma religião. Madre Tereza de Calcutá, católica nascida na macedônia, quando não estava na igreja, estava no meio dos povos necessitados, trabalhando incansavelmente para diminuir as feridas da alma e do corpo; Chico Xavier sempre esteve ao lado de quem estivesse sofrendo, trazendo alento às pessoas que precisavam de seu apoio espiritual; Chê Guevara desenvolveu seu cristianismo, lutando contra a desigualdade e a opressão nos campos de guerrilha. E muita gente, em sua casa, em seu trabalho, a todo instante está preocupada com o semelhante, sendo-lhe solidária e procurando amenizar suas agruras, seja de que ordem for. É claro que o contrário também é marcante. Nas igrejas, nos templos, nas mesquitas, nas esquinas, nos gabinetes, metalúrgicas, bares, sarjetas, enfim, em todos os lugares há pessoas planejando o mal, rindo das mazelas alheias, se comprazendo e/ou tirando proveito delas.

        Portanto, filho, é assim que entendo o Cristianismo, como ensinamento de Cristo. Pode ser que a minha óptica seja por demais simplória, como muitos hão de dizer. Mas de uma coisa tenho certeza. Se todos tivessem amor ao próximo, fossem solidários uns para com os outros, pregassem e executassem a igualdade, amassem e preservassem a natureza em todas as suas formas, não buscassem o acúmulo de riquezas, se todos, enfim, vivessem para o bem comum, o mundo não teria tanta dor, tanto sofrimento. O mundo seria mais CRISTÃO.
(Professor Alves)  

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SÁBIAS PALAVRAS


https://fbcdn-photos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/206606_204105692956053_139434836089806_624515_5800026_s.jpg
Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamentos, não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas sim na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida.

Quando sair de um longo tratamento de saúde,
não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar,
mas na bênção de Deus que permitiu a cura.

Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades. Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.

Uns queriam um emprego melhor; outros, só um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta; outros, só uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver.
Uns queriam pais mais esclarecidos; outros, ter pais.
Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar.
Uns queriam ter voz bonita; outros, falar.
Uns queriam silêncio; outros, ouvir.
Uns queriam sapato novo; outros, ter pés.
Uns queriam um carro; outros, andar.
Uns queriam o supérfluo; outros, apenas o necessário.

Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a 
superior.
A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a 
superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.
Tenha a sabedoria 
superior.
Seja um eterno aprendiz na escola da vida.A sabedoria superior tolera; a inferior, julga;
superior, alivia; a inferior, culpa;
superior, perdoa; a inferior, condena.Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!
Chico Xavier

terça-feira, 13 de setembro de 2011

VAIDADE E CORRUPÇÃO



         Enquanto me dirigia para mais uma atividade da greve (adoraria dizer que estava me dirigindo ao trabalho, mas o governador não quer.), ouvi pela CBN que existem 110 projetos de lei de combate à corrupção em tramitação no congresso. Fiquei impressionado com o número! Por que será que os deputados não aprovam pelo menos uma que realmente seja efetiva? Incógnita!
        Ao mesmo tempo em que ouvia esses números e refletia sobre a inépcia dos caros deputados, literalmente escrevendo, observava pela janela do carro alguns motoristas fazendo manobras, pelo menos hilárias se não fossem trágicas. A comicidade está no fato de os mesmos parecerem meninos burlando alguma lei verbal na escola primária. A tragédia explico mais adiante. O fato é que me encontrava próximo a um supermercado e de um sinal. Como o sinal (semáforo, farol, depende da região em o leitor esteja) se encontrava fechado, os espertinhos entravam no estacionamento do supermercado para saírem à frente do sinal sem que precisassem esperar o tempo necessário. Detalhe: eles entravam pela saída e saíam pela entrada.
         Há uns anos, na cidade de Independência, enquanto esperava na fila de um brinquedo em uma parquinho de diversão, fiquei chateado quando um cidadão, com o filho de mais ou menos 12 anos, postou-se à frente com claro intuito de cortar a fila. Chamei-lhe a atenção, mas o cretino simplesmente fazia de contas que não era com ele, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Me estressei deveras. Mesmo diante do apelo de meu filho para que deixasse para lá, fui ao encontro do cidadão, com o perdão da palavra, e lhe perguntei se ele não tinha vergonha do exemplo que estava dando ao seu filho. Sem nada responder o indivíduo, e bota indivíduo nisso, simplesmente virou as costas e saiu, tranquilamente, possivelmente para numa outra ocasião retornar e tentar o mesmo.
            Próximo onde moro, no cruzamento das avenidas Oliveira Paiva e Desembargador Gonzaga (ver imagem acima), o fluxo de veículos estava complicado. A empresa responsável pela sinalização resolveu mudar o tráfego nesse ponto. Em um trecho da Oliveira, temos que fazer um retorno à frente se quisermos pegar a Desembargador Gonzaga. Entretanto os “espertinhos” não o fazem. Apenas retornam pelo posto que ali se encontra, causando é óbvio descontentamento àqueles que fazem a conversão devida, e gerando estresse a esse cronista de ocasião, mesmo sob apelos do Dr. Dráuzio Varella.
        O trágico disso tudo é que esses indivíduos que praticam essas atitudes, e que não são em pequeno número, são pais, mães, tios e muitas vezes educadores. Dessa forma, como podemos querer que as autoridades, ministros, deputados, governadores, cumpram com seu dever e não transformem o país numa privada fétida de excrementos da corrupção, se nós simples cidadãos não cumprimos com nossa missão de orientar através da ética mais rasa àqueles que estão próximos a nós? Quando Machado de Assis disse que “a vaidade é um princípio de corrupção”, era desse comportamento que ele estava falando. É do vício de querer levar vantagem sobre o outro, mostrar que é mais esperto, mais “danado”. Quando o Governador Cid Gomes, assim como executivos de outros estados, numa atitude ditatorial, se nega a pagar o piso salarial aos professores e ainda manda-os governar por amor, está sendo vaidoso e consequentemente corrupto, pois degenera, perverte, corrompe, vaidosamente os princípios mais básico da convivência humana: a ética e a democracia.
(Professor Alves)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

NÃO TEMOS TEMPO


Nunca temos tempo pra nada. Não temos tempo pras coisas dos outros, só temos tempo pras nossas coisas (SE É QUE TEMOS ), só temos tempo pro nosso egoísmo, só temos tempo pro nosso tempo.
Nunca nos sobra tempo pra dizermos pra uma pessoa que ela é importante pra nós e que a amamos!
Muitos dizem que não tem tempo pra namorar, de sair como os amigos pra algum lugar ou simplismente de ir relachar solitariamente num bosque.
A sociedade atual está mais solitária que nunca, a tecnologia avança e nos conecta mas também nos torna cada vez mais distantes uns dos outros.
E assim o tempo corre sem nunca termos tempo pra nossa felicidade. O tempo come nossas carnes e leva nossos dias em suas asas...só temos tempo pro trabalho...pra dar nosso tempo pra alguém que só quer o lucro e pouco se importa se estamos sem tempo pra nós.
Alguém lhe pergunta: vamos viver o pouco dos dias que temos ?
Você, mais parecido a uma máquina do século 21, fala : NÃO TENHO TEMPO!

NÃO TENHO TEMPO PRA FAMÍLIA;
NÃO TENHO TEMPO PROS AMIGOS;
NÃO TENHO TEMPO PRA MINHA FELECIDADE;
NÃO TENHO TEMPO PRA TER TEMPO;

APENAS TENHO TEMPO PRA NÃO TER TEMPO E MORRER SEM TER TIDO O TEMPO QUE ME FOI DADO PRA SER FELIZ...

ENTÃO DIRÁS QUANDO O TEMPO TE DEIXAR SEM JUVENTUDE E NO FINAL DO EXISTIR:

" COMO QUERIA TER AMADO MINHA VIDA E TÊ-LA APROVEITADO MAIS, GOSTARIA DE TER ARRISCADO MAIS, TER ENCARADO OS MEUS CURTOS DIAS COMO UM RÁPIDO JOGO QUE DEVERIA SER FINALIZADO DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, COM O MAIOR NÚMERO DE CONQUISTAS POSSÍVEIS E DA FORMA MAIS AVENTUROSA POSSÍVEL..."

APRENDA QUE O TEMPO SÓ LHE DOMINA SE VOCÊ ASSISTÍ-LO SENTADO !
NÃO PENSE QUE O TEMPO LHE DARÁ OUTRO TEMPO, POIS ELE CORRE EM ESCALA PROGRESSIVA E NÃO VOLTA ATRÁS !!!

TENHA SEMPRE TEMPO PRA VOCÊ
PRAS PESSOAS
PRA APRENDER
PRA VIVER
E ATÉ PRA COMPREENDER O SEU FIM !



Mensagem enviada via orkut por RATINHO BRANCO

domingo, 11 de setembro de 2011

INIMIGOS INSEPARÁVEIS



          Chamavam-se Reinaldo e Juazeiro. Não, não formavam uma dupla sertaneja, bem sertaneja. Eram inimigos. Não se podiam ver. Eram intrigados de sangue a fôlego, como diria minha mãe se os conhecesse. Ninguém que tivesse o bom senso chamá-los-ia para a mesma mesa. Distantes, não se olhavam; próximos, impossível. Apesar de trabalharem no mesmo quarteirão. Quando e como surgiu aquela aversão, ninguém o sabia. Talvez a profissão explicasse. Ambos eram vendedores de autopeças, digo, empresários nesse ramo.
         A primeira vez que tomei conhecimento da existência deles foi quando precisei “fazer” o motor do meu Voyage, que havia "batido" depois que esqueci de por água no radiador. Quando cheguei à loja do Reinaldo, alguém pilheriando perguntou se eu já tinha ido no Juazeiro. Não entendi de pronto, mas depois das rizadas, compreendi que se tratava de uma rixa pessoal. Com efeito, no próximo conserto que precisei fazer, fui comprar as peças no Juazeiro. E ri quando alguém me fez aquela pergunta, pelo verso. Juazeiro, assim como Reinaldo, deitou um olhar de desprezo ao infeliz que havia testado sua ira para com o rival.
        Com o tempo, passei a apreciar aquela contenda. Se falavam de Reinaldo ao Juazeiro este escarrava e se dirigia ao banheiro, e vice-versa. Se alguém dizia que a filha de Juazeiro ia casar-se, Reinaldo ria e dizia, coitado do pobre genro e saía cantarolando uma bossa baixinho. Se alguém, de propósito, dissesse a Juazeiro que tal peça no Reinaldo estava mais em conta, este jogava o dinheiro do cliente aos seus pés e não lhe vendia mais a peça nem Cristo descendo à terra. Entretanto as duas casas estavam sempre cheias de clientes, digo, abarrotadas. E em ambas  o assunto era sempre o mesmo: a ira, o ódio, a contenda envolvendo aqueles dois.
        Certa vez, em um feriado prolongado, deixei a cidade, como sempre o faço nesses casos, e me dirigi a Majorlândia. Uma simpática praia que dista cento e cinquenta quilômetros de Fortaleza. Lá a presença de fortalezenses, fora do período de carnaval, praticamente não existe. E alguém encontrar ali moradores do seu bairro é mais difícil ainda. A maioria dos frequentantes são do vale do Jaguaribe ou do estado vizinho, Rio Grande do Norte. Já devidamente hospedado, resolvi almoçar em uma barraca, cujos preços expostos eram convidativos. Sentei-me à mesa com minha esposa e meu filho e, antes de chamar o garçom, dei uma olhada em volta para fazer o reconhecimento da área. De repente, tomei um susto. O que vi não está escrito em nenhuns anais aerolandense, ou seja, do bairro Aerolândia. Reinaldo e Juazeiro, sentados à mesma mesa, diante de dois copos de uísque caro e de uma bandeja contendo enormes lagostas, davam risadas de alguma piada lembrada e batiam nas costas um do outro. Ao lado de cada um deles duas senhoras, provavelmente esposas conversavam como grandes amigas, enquanto dois pequerruchos, de seis ou sete anos, jogavam trunfo ao lado. Puxei o boné para os olhos e pus os óculos escuros para melhor observara a cena sem ser reconhecido. Realmente eram amicíssimos os dois inimigos. Quando o garçom se aproximou, perguntei-lhe discretamente sobre eles, e o garçom me garantiu que sempre frequentaram aquele estabelecimento. E mais, que eram irmãos gêmeos, bivitelinos, mas gêmeos.
         Só aí é que percebi a semelhança!  
                  (Professor Alves)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PARA VICTOR HUGO, NO SEU ANIVERSÁRIO DE DEZ ANOS








          Muito bem, filho, chegaste aos dez anos de idade. De todos os momentos da minha vida o de que mais me lembro é quando tive essa idade. Não era criança, não era adolescente, não era rapaz (como se dizia à época), não era nada. Era um ser em ebulição, era menino de recado, era um recado para os outros: “olha eu estou crescendo!”. Via tudo da portinhola dos meus dez anos sem ter certeza de nada, a não ser das dúvidas: dúvidas do que eu era e do que viria a ser. Era o caçula de uma grande família, digo, de uma família grande, e talvez daí adviesse esse meu tormento. Ninguém ligava para mim, estavam muito ocupados para isso. Porque se aos  oito anos, estamos cônscios de nossa responsabilidade como criança, aos dez perdemos essa prerrogativa e devemos nos preparar para o futuro que está ali em frente.
        Por isso, filho,  quero desejar a você, além de feliz aniversário, muitas felicidades, muita sorte, pois todos precisamos, principalmente quando chegamos aonde você está agora. Mas para sua sorte, ser feliz é mais fácil do que podemos imaginar. É como chegarmos a um destino utilizando o caminho mais fácil em vez de buscarmos novas trilhas. Freud dizia que a felicidade é como uma borboleta. Se a perseguimos de forma atabalhoada, ela foge de nós. Mas se a esperamos, no cumprimento do dever, logo ela vem pousar em nossos ombros. É necessário que não percamos de vista a expressão no cumprimento do dever.  Pois não estamos falando em esperar que nos caia mel porque estamos com a boca escancarada.Assim talvez nos entre pela boca uma perversa abelha, E sei que você as detesta. Ou seja, a felicidade, que trará nosso sorriso sempre bailando, depende de pequenas atitudes constantes que realizamos em prol de nós mesmos.
         Mas aí vem uma pergunta: que atitudes são essas?  São atitudes que devem nos colocar em sintonia com nós mesmos e com os outros. Nunca podemos ser felizes sozinhos. O outro deve ter seu sorriso à fresca também para que o nosso saia ao seu encontro. Quem ri só ou é maluco ou está lembrando de uma piada muito interessante. O egoísmo é uma das piores qualidades de uma pessoa. E ser feliz sem se incomodar com o sofrimento do seu irmão, que padece ao seu lado, é a maior das atitudes egoístas.
         Não se esqueça das atitudes representadas por ações, sejam elas urgentes ou apenas necessárias. Explico-me. É que das nossas atitudes urgentes depende que as pessoas percebam que existimos ou que somos importantes. Tomar uma atitude necessária nos faz cônscios de que é preciso sempre estar alerta para as surpresas inesperadas.
       Outrossim, não somos uma ilha, portanto precisamos de pessoas boas, pessoas que estejam prontas para nos apoiar quando estivermos corretas ou para nos corrigir quando apenas pensamos que estamos na linha. A essas pessoas chamamos amigos. Não importa  nível de escolaridade, religião, cor ou condição física ou financeira. Amigo é um substantivo sobrecomum e bota sobrecomum nisso. Não confunda com colega. Colegas são aqueles que fazem as mesmas coisas com você, como estudar na mesma sala, brincar na mesma quadra, treinar no mesmo clube. Amigos são aqueles que sentem o mundo mais ou menos como você. Isso não quer dizer que precisam ter as mesmas ideias. As diferenças fazem parte de uma amizade duradoura. Mas que precisamos ter os mesmos sonhos, construirmos os mesmos castelos. E não se esqueça de que seus amigos mais importantes somos eu e sua mãe. Depois virão os outras e as outras.
        O respeito aos outros, assim como queremos e exigimos que nos respeitem! Eis mais uma forma de levar a vida de bem com ela. Às vezes nos deparamos com pessoas que nos levam a ter vontade de rir, ou apenas de corrigir. Mas, como dizia meu pai, cada qual com seu cada qual. Esse respeito de que falo tem a ver com amor. Pois “é preciso mar as pessoas como se não houvesse amanhã”. Reflita sobre o seguinte: você vai viver a vida toda entre pessoas. De bicho você cuida, os filhos você educa e as pessoas você ama.
        Para finalizar, não se esqueça de trazer Deus sempre vivo em sua vida. Não o deus que as igrejas de um modo geral proclamam. Mas Deus de verdade, aquele que não anda nem na igreja católica nem nas evangélicas. Aquele sem o qual não haveria universo e que rege a nossa vida com sabedoria e amor, sempre pregando o bem àqueles que de fato O tem no coração e que se lembram dEle na amargura e na alegria, na saúde e na doença.
      Assim, filho, deixarás os dez anos e seguirás teu caminho forte e bondoso, tranquilo e infalível. Assim serás homem, cidadão, profissional, amigo, companheiro, esposo, pai.
(Professor Alves, 2011)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

OS MALES POR SI SE DESTROEM



Guarde-se do mal e defenda-se dele com a realização do bem operante. O mal não merece consideração.
Há muito que fazer, valorizando a oportunidade de serviço que surge inesperada.
A intriga não merece a atenção dos seus ouvidos.
A injúria não merece o respeito da sua preocupação.
A ingratidão não merece o zelo da sua aflição.
O ultraje não merece o seu revide verbalista.
A mentira não merece a interrupção das suas nobres tarefas.
A exasperação não merece o seu sofrimento.
A perseguição gratuita não merece a sua solicitude.
A maledicência não merece o alto-falante da sua garganta.
A inveja não merece o tempo de que você necessita para o trabalho nobre.
Os maus não merecem a sua inquietação.
Entregue-os ao tempo benfazejo.
(...)
Você sabe que em toda seara existem abelhas diligentes e marimbondos destruidores. Também, não ignora “que os maus por si mesmos se destroem”, como afirma a sabedoria popular.
Identifique no obstáculo o ensejo iluminativo e não se detenha.
Por essa razão, enquanto a ventania açoita, guarde a sua fé robusta e, sem dar atenção ao mal, esteja acautelado, porque, não descendo às ondas mentais dos maus, você paira inatingível nas vibrações superiores das Altas Potências da Vida. Doe amor e, assim, faça o bem, para que não venha “a responder por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem”.

Boa Semana!

NA ESCURIDÃO MISERÁVEL

FERNANDO SABINO  “Eram sete horas da noite quando entrei no carro, ali no Jardim Botânico. Senti que alguém me observava, enquanto punha o m...