domingo, 25 de maio de 2014

Fagner - Beleza (Album 1979)

Milton Nascimento - "Canção da América" (1980)

TUDO VALE A PENA QUANDO A ALMA NÃO É PEQUENA


http://imguol.com/c/noticias/2014/05/15/15mai2014---professores-da-rede-municipal-de-sao-paulo

Quem são esses senhores e essas senhoras que se arregimentam em verdadeiras legiões pelas ruas, descendo de ônibus lotados, ou guiando seus automóveis, invadindo espaços diversos, seja segunda ou seja domingo? São professores e professoras, dedicados cidadãos e cidadãs, que abandonam suas famílias para a construção daquilo que chamamos vulgarmente de saber.
Ó, como é lindo vê-los entrando em salas de aula, riscando no quadro branco, outrora negro, palavras de sabedoria, de conhecimento ou simplesmente aquilo que se encontra nos currículos. Belos são seus lábios pronunciando verdadeiras filosofias de vida, entre uma reprimenda ou apenas numa acolhida individual. São pais e são mães que, colocando-se no lugar do outro, sabem, com doçura na voz, conduzir destinos, sem muitas vezes conhecer a própria sina.
Ó, como é maravilhosos ver esses senhores e essas senhoras felizes quando encontram “seus filhos” encaminhados. Olham para os seus próprios rebentos e se sentem radiantes quando veem que valeu a pena tê-los abandonado momentaneamente para a construção do caminho daqueles que lhe foram confiados.
Mas não se iludam, senhores e senhoras! Esses cidadãos e essas cidadãs, corajosos e destemidos, não ficam tristes, infelizes, quando no final do mês veem seus minguados salários. Eles e elas sabem que terão que apertar sempre mais e mais o orçamento para poderem sorrir para seus alunos, para seus colegas e para si mesmos. Longe de serem infelizes, esses Senhores e essas senhoras destemidos são conscientes de sua missão, e é por isso que invadem também as ruas, as praças nos fins de semanas sem descansarem. Estão sempre em busca de algo mais que possa melhorar-lhe o ganho mensal, pois também precisam de ter motivos outros para sorrir, porque sabem que “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”.

(Professor Alves, maio de 2014)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

TEXTOS E CONTEXTOS (Blog do Professor Alves): DE SONHOS E DE CAIXAS

TEXTOS E CONTEXTOS (Blog do Professor Alves): DE SONHOS E DE CAIXAS: http://1.bp.blogspot.com/-4qr248_rzCg/Tl2o3qpdkDI/AAAAAAAABJY/YKMnfSDjieA/s1600/Fatos+surpreendentes+sobre+snhos.jpg Em cima do gua...

DE SONHOS E DE CAIXAS


http://1.bp.blogspot.com/-4qr248_rzCg/Tl2o3qpdkDI/AAAAAAAABJY/YKMnfSDjieA/s1600/Fatos+surpreendentes+sobre+snhos.jpg


Em cima do guarda-roupa há uma caixa
Nessa caixa um monte de cadernos
Nesses cadernos estão meus sonhos
Nesses sonhos meus desejos
Nesses desejos, a vida
Nessa vida meus desejos
Desejos que refletem meus sonhos
Sonhos que os pus em cadernos
Esses cadernos, pu-los dentro de uma caixa
Que  pus em cima do guarda-roupa

E hoje miro, os meus sonhos que não voaram
Que permanecem comigo,
Juntinhos de mim, num trânsito infinito
Entre a caixa em cima do guarda-roupa
E mim, e minha mente, e minhas ações

Alguns já envelheceram, se aposentaram
Outros nascem todos os dias
Brincam com os avós,
Os avós lhes dão conselhos:
“Não envelheçam, busquem voar,
Ir para longe, se realizar,
Pois só os sonhos que não correm
Que não voam, envelhecem, se aposentam...”
Mas os sonhos netos,
São crianças, são teimosos
Amam os sonhos avós
Não os querem abandonar

Assim a família cresce
Família de sonhos
Gerações que se sucedem
Que são felizes, por não fugirem
Ficam perto de mim,
Juntos de mim
Vou então transportando-os para cadernos
Para livros que escrevo
Que não publico
E assim vão para a caixa
A caixa em cima do guarda-roupa!
(Francisco Alves, maio de 2014)

sexta-feira, 16 de maio de 2014

DAS COISAS E DAS MUDANÇAS


Libetas quae sera tamem!
Das coisas e das mudanças, há três tipos. Aquelas que não podem mudar; as que podem, mas não devem mudar; as que devem mudar e não mudam.
No primeiro caso, está o guarda-chuva. Imaginem um guarda-chuva com a concavidade para cima! Ia ser um destroço total. A água se acumularia, o peso aumentaria a tal ponto que o indivíduo não iria suportar. E se suportasse a água iria transbordar. Desastre total. Definitivamente o guarda-chuva não pode mudar.
No segundo caso temos os nomes de ruas, de cidades, de países. Não devem mudar porque se fixam na cultura e na memória das pessoas. Quando mudam causam transtorno. Um exemplo mais significativo aqui em Fortaleza foi a mudança do nome da Avenida Estados Unidos para Senador Virgílio Távora. Imagine o transtorno que foi para a população que conhecia a avenida com o primeiro nome! Com o tempo se acostuma. Mas não deveria ter mudado. Nome de países, então! Confundem a cabeça dos estudantes, pois dá a impressão de que há mais Estados do que existe na realidade. Lembremos a cidade de São Petersburgo, na Rússia, que passou para  Petrogrado, depois mudou para Leningrado e voltou a ser São Petersburgo. Que confusão. E quando as ruas homenageiam personalidades e depois mudam para homenagear outra. Aí a confusão é maior, pois dá a ideia de que o homenageado perdeu a personalidade.
Por último temos as que devem mudar e não mudam. A embalagem do Redoxon, aquele efervescente da Bayer recomendado para gripe ou para seu combate. Aquela embalagenzinha cilíndrica, com a mesma espessura do comprimido, que fica, coitado, comprimido, rezando para ser liberto. Coitado também do usuário, que precisamos ficar batendo o cilindro na mão até aparecer o papel prateado, onde está escondido o remédio, e o pior é que às vezes caem todos no chão. Isso deve mudar, mas não muda.
Outra coisa que deveria mudar, mas não muda é a sala de aula, a aula e a própria educação. Ninguém aguenta tanto tempo essa mesmice. Professor, alunos enfileirados, quadro, cuspe e pincel. Alguém pode dizer: “ah, mas antes era giz!”. Sim mais o cuspe é o mesmo, e o pincel faz o mesmo papel do giz, com exceção do pó. É preciso, urge que a Educação se modifique. Não apenas com parelhos eletrônicos ou informáticos, mas em toda sua essência. Professores devem se transformar realmente em orientadores, mas profundos conhecedores daquilo que orientam; estudantes, em pesquisadores, ouvintes de palestras, buscadores de conhecimentos. Os conhecimentos por sua vez devem mudar e serem utilidades em vez de meros enxertos de livro e cadernos. Estes últimos precisam se transformar em chips, pois não é mais admissível em pleno século XXI, perdão 21, cortarem-se árvores, florestas inteiras para transformá-las em material didático. Por fim as salas de aula também precisam mudar e serem transformadas em verdadeiras salas de estudo.
Infelizmente essas mudanças que devem ocorrer não serão feitas enquanto o homem, principal agente da mudança, não se transformar. Enquanto continuarem visando ao lucro, a interesses particulares e políticos, não haverá coragem para se dizer “basta de enganação, a quem estamos ensinando e o que estamos fingindo que ensinamos, sabemos por acaso que isso não funciona, vamos parar com essa farsa chamada Escola!”. É preciso essa coragem para que realmente haja transformação social, desalienação, libertação. É preciso coragem para se fazer do ato de aprender aquilo que Paulo Freire veio nos ensinar: AUTONOMIA!
(Francisco Alves, maio de 2014)

quarta-feira, 14 de maio de 2014

NUNCA É CEDO, NUNCA É TARDE



Tem tempo
que o tempo  dá
Tem tempo
que o tempo tira
Tem tempo
Que o tempo encolhe
Tem tempo
Que o tempo estira
Tem tempo
Que o tempo dá tempo
Que o próprio tempo
Se admira
(Salvador Bonfim,
in Carisma de um Provinciano)

Aos dezesseis anos, Álvares de Azevedo iniciou uma profícua obra literária que lhe renderia o posto de principal poeta ultrarromântico. Mas sua produção não se reduziu apenas a poesia. O bardo era bom em tudo o que fazia, desde traduções de Lord Byron a criar peças à Shakespeare.  Sua obra mais importante, Noite na Taverna, demonstra toda a evolução de uma mente jovem e brilhante. Faleceu aos vinte anos incompletos, mas nos deixou vasta obra e como maior legado a ideia de que nunca e cedo para se fazer aquilo a que nos propusemos.
Aos vinte e sete anos idade, muita gente olha para trás e, se ainda não fez nada de extraordinário, pensa que tudo está acabado. Entretanto, aos vinte e sete anos, Van Gogh, sem nunca ter dado uma pincelada, entrou para um curso de desenho, para se tornar o maior pintor impressionista holandês. Apesar de uma vida frustrada, sem realizações pessoais, Van Gogh é um bom exemplo de que a qualquer momento podemos  reescrever  nossa realidade.
Em 1934, com quarenta anos de idade, portanto além da curva citada por Dante, Graciliano Ramos, alterando o rumo de sua comédia,  escreveu seu primeiro romance, São Bernardo, para não mais largar a pena e construir uma das mais ricas obras da literatura brasileira e da mundial. Seu legado maior: nunca é tarde para se iniciar aquilo para que fomos enviados ao mundo.
Com setenta e cinco anos, Salvador Bonfim, agricultor na cidade de Independência no  Ceará, matriculou-se no Mobral a fim de aprender escrever, pois tinha um sonho: publicar um livro. Aos 84 anos, nos convidou para o lançamento de seu terceiro livro de poesia, Carisma de um Provinciano, de onde retiramos a epígrafe desta crônica.
Álvares de Azevedo escreveu toda sua obra em apenas quatro anos, começando-a, pois, precocemente! Van Gogh, com suas incertezas, suas angústias, buscou no desenho, na pintura sua realização pessoal, aos vinte e sete anos, tornando-se ícone de toda uma geração e referência para as demais! Graciliano Ramos despertou para o cenário literário apenas aos quarenta anos, produzindo uma obra que inspirou grandes nomes, como José Saramago! Salvador Bonfim, aos setenta e cinco, iniciou seu aprendizado escolar para escrever livros também de poesia e o fez com grande maestria. O que então dizer de Oscar Niemeyer que, aos cem anos, depois de ter realizado tudo que uma pessoa pode pensar em fazer, resolveu se matricular na academia para aprender física e filosofia! Queria ele apenas deixar mais um presente para nós. Queria nos dizer nunca é tarde para aprender, para produzir, para viver.

(Francisco Alves, maio de 2014)

NA ESCURIDÃO MISERÁVEL

FERNANDO SABINO  “Eram sete horas da noite quando entrei no carro, ali no Jardim Botânico. Senti que alguém me observava, enquanto punha o m...