sábado, 20 de maio de 2017

ANÁLISE DO POEMA DA “MINHA ALDEIA”




VII - Da Minha Aldeia
Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não, do tamanho da minha altura...
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe
de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos
nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.
(Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanho)

Andrade Francisco Alves de Andrade Mantendo a mesma tônica do poema V "HÁ METAFÍSICA BASTANTE EM NÃO PENSAR EM NADA" , o poeta privilegia a visão, quando diz que "eu sou do tamamaho do que vejo".
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Jarina Barbosa Este foi exatamente o verso que mais me chamou atenção porque particularmente, acredito muito nisso

Jarina Barbosa O problema, a dor, a alegria, enfim, tudo é do tamanho do que vemos

Andrade Francisco Alves de Andrade E ele ainda reforça "na cidade a vida é mais pequena".

Jarina Barbosa E eu acho muito legal, porque isso é uma coisa que você decide: o tamanho das coisas que nos cercam

Andrade Francisco Alves de Andrade Verdade. Somos nós que damos a dimensão que as coisa tem.

Jarina Barbosa É pequena porque, no caso "na cidade as grandes casas fecham a vista à chave"

Andrade Francisco Alves de Andrade Logo, os olhos não têm grande alcance.

Jarina Barbosa Questão da liberdade que nós não temos na cidade


Andrade Francisco Alves de Andrade E esse verso "E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver."

Jarina Barbosa É uma visão bem simples, não é?

Andrade Francisco Alves de Andrade Reforça a ideia de que não ver é mutilar-se.


Jarina Barbosa Mas em total conformidade com o poema porque as coisas simples podem nos dar felicidade

Jarina Barbosa Sim, nos tiram os nossos olhos

Jarina Barbosa Cegueira, sem visão, apequenar-se

Andrade Francisco Alves de Andrade É um movimento de fora para dentro. Uma vez que o horizonte nos permite ver a beleza da natureza e amplia nossa visão, nosso ser se engrandece.

Andrade Francisco Alves de Andrade E ele inicia aqui um tema que (acho) será tratado mais à frente. Esse tema é o da valorização do que temos. Ele dirá "O Tejo não é maior que o rio que corre mela minha aldeia, porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia"

Andrade Francisco Alves de Andrade Aqui, ele já antecipa esse tema telúrico, bucólico e engrandecedor daquilo que lhe pertence ao afirmar que "Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer"

Jarina Barbosa É muito rico a temática abordada, transcende a questão do amor à natuteza, vida simples

Jarina Barbosa É uma mensagem pra nossa vida, do que temos

Jarina Barbosa Coisa que quase sempre desvalorizamos

Jarina Barbosa Olhar o que temos, geralmente damos mais importância ao que não temos


Jarina Barbosa Somos viciados a valorizar o que não temos

Andrade Francisco Alves de Andrade Daí tanta gente querendo conhecer os EUA e nunca foram a Juazeiro ou a Ubajara.

Jarina Barbosa Sim, sim. Em todos os sentidos.

Andrade Francisco Alves de Andrade Esse é o grande papel da Literatura. A partir de uma abordagem simples, elevar nossos pensamentos, nossas ansiedades e nos mostrar quão bela é a vida de quando podemos refletir.

Jarina Barbosa E segundo a metafísica, as coisas só vêm para quem tem

Jarina Barbosa Se você sempre acha que não tem nada, o que virá é nada

Andrade Francisco Alves de Andrade É por isso que Antônio Cândido afirmou: "Negar a fruição da Literatura, é mutilar a humanidade".

Jarina Barbosa Como no poema, se você valoriza o que tem, o simples, as coisas vão acontecendo

Jarina Barbosa É, a literatura é a manifestação da vida

Andrade Francisco Alves de Andrade E o movimento de fora para dentro engrandecerá o ser.

Jarina Barbosa Isso é ricamente trabalhado nesse poema

Andrade Francisco Alves de Andrade Com relação ao aspecto formal, vemos uma característica da escrita de Alberto Caeiro, que é a falta de conhecimento gramatical.

Andrade Francisco Alves de Andrade Ele diz "na cidade a vida é mais pequena".

Jarina Barbosa O Alberto Caeiro, se ptestarmos atenção, trabalha muito essa questão da metafísica, do simples, esse movimento de dentro pra fora


Andrade Francisco Alves de Andrade E é ele mesmo que explica há metafísisca em não pensar.

Jarina Barbosa Kkkkkk, bom

Andrade Francisco Alves de Andrade Não precisamos passar o dia refletindo uma solução para a humanidade. A solução se encontra em nós, nas coisas simples que nos redeiam.

Andrade Francisco Alves de Andrade No nosso respeito pela natureza.

Jarina Barbosa Isso é muito bonito. Tudo está em nós

Jarina Barbosa As coisas estão aí acontecendo mas quem dá o tom somos nós


Andrade Francisco Alves de Andrade E com relação ao aspecto literário, temos a manutenção do bucolismo, da tendência árcade.

Jarina Barbosa Sempre a tendência arcade

Jarina Barbosa A integração com a natureza

Andrade Francisco Alves de Andrade E o panteísmo. Relação entre Deus e os elementos que estão na natureza. mesmo sem citar, percebemos a bondade de Deus quando ele se põe a mirar o horizonte e tornar-se grande.

Andrade Francisco Alves de Andrade Essa questão de Horizonte, me lembrou a música de Roberto Carlos Além do Horizonte.

Jarina Barbosa É, não me atentei pra isso

Jarina Barbosa Kkkkk, ok

Jarina Barbosa Amei o poema

Jarina Barbosa Tenho que ir agora

Jarina Barbosa Foi ótimo, Alves

Andrade Francisco Alves de Andrade Certo. Valeu, pela companhia. Até a próxima.

Jarina Barbosa Até sábado

Andrade Francisco Alves de Andrade See you in the next saturday.
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sábado, 6 de maio de 2017

HÁ METAFÍSICA BASTANTE EM NÃO PENSAR EM NADA




(V poema do livro O Guardador de Rebanhos, de Fernando Pessoa pelo heterônimo Alberto Caeiro)

Vamos iniciar nossa reflexão de hoje pelo trecho “mas ela não tem cortinas”. Aqui ele completa a sequência de versos

“Para mim pensar nisso é fechar os olhos
E não pensar. É correr as cortinas
Da minha janela (mas ela não tem cortinas).”

E por que sua janela não tem cortinas? A resposta é simples. Caeiro é o poeta da natureza. Vive para admirar a natureza e só nela refletir. Se pusesse cortinas em suas janelas, como iria observar a natureza, como iria admirar os pores do sol, as árvores a chuva. Aí reside toda sua metafísica, ou antimetafísica, como querem alguns estudiosos, como Antônio Afonso Borregana e Bárbara Ferraz, ambos professores de português em Portugal.
Assim ele nega a existência daquilo que seus olhos, sentido primordial para Caeiro, não podem alcançar. Logo ele não acredita em Deus porque:

“Se ele quisesse que eu acreditasse nele,
Sem dúvida que viria falar comigo
E entraria pela minha porta dentro
Dizendo-me, Aqui estou!”

Agora se Deus for as árvores, a chuva e tudo o mais que seus olhos e seus outros sentidos possam alcançar, então a crença em Deus passará a fazer parte de sua pessoa. Porque sua simplicidade de guardador de rebanhos, mesmo nunca os tendo guardado (ver poema I) não permite que acredite no mistério. Não há mistério. O único mistério real é não haver mistério algum. Se alguém fechar os olhos deixará de ver o sol, e o sol vale mais do mil pensamentos. Então para que pensar? Aí reside toda a objetividade da poesia de Caeiro, reside toda sua simplicidade. Tudo na vida é simples. Quando pensamos no porquê ou no “sentido íntimos das coisas” estamos destruindo sua real beleza por que o grande mérito da existência das coisas é “elas não terem sentido íntimo nenhum”. O poeta após refletir sobre a existência/inexistência de Deus ele nos remete a uma visão panteísta do mundo. Logo, se Deus existe  ou Deus é tudo que está na natureza, eis então a desnecessidade das religiões, porque assim a vida do poeta

“é toda uma oração e uma missa,
E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos”

Aí está onde reside toda a poesia e toda a vida do poeta: ver, ouvir sentir através do tato ou do olfato toda a natureza, que representa a simplicidade a objetividade. Toda a metafísica do poeta resume-se em uma profissão de fé, que é a crença na existência de Deus porque ele se mostra a ele durante todos os momentos:

“E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes,
E amo-o sem pensar nele,
E penso-o vendo e ouvindo,
E ando com ele a toda a hora”.
(Professor Francisco Alves)

sexta-feira, 28 de abril de 2017

B DE BELA BALA OU BOMBA?




(Sobre um estou que se ouviu na escola)

Deu-se que era um dia normal
Desses que a gente sabe
Que nada vai acontecer de mal
A gente pensa mas não sabe
Pensa que é os dia é tudo igual!

Na verdade era noite não dia
Noite de luz, forte da lua,
Noite bela de atraente alegria,
Noite de beijos e baixos sussurros
Noite de mão que tudo acaricia!

De repente ouviu-se booomm!
Ou terá sido um alto Pê!?
Decerto não fora apenas um pum,
O barulho foi ensurdecedor,
Pareceu mais um forte Tuuum!

Todos correram pra ver o que era
Ninguém se entendia de verdade
Alguém disse “aquele tiro quem dera?”
“Que tiro, que nada foi bomba!”
Outro adiante dissera!

Todos dispersaram naquele dia
A polícia foi chamada às pressas
Logo logo a escola ficou vazia!
Não se chegou a nenhuma conclusão
Só medo nas faces reluzia!

No dia seguinte era grande a discussão
Sobre o que era de fato o barulho
Uns diziam “foi bala, não duvide não!”
Outros diziam “foi bomba caseira!”
Estabeleceu-se pois a reunião!

Professor Luciano, cabra entendido,
Disse: “tiro é seco, assim, pêi”
E fez um jeitinho com o braço estendido
Que pareceu uma donzela em suspiro
Esperando da guerra o marido!

Professor Magno disse: “embaixo eu assino,
Se fosse bomba o som se expandiria
Mas não! Isso foi bala de homem assassino
Foi seco, repetitivo, assim, tá-tá-tá!”
E todo gritaram, “ui seu minino”!

Miguel que tudo isso escutava
Disse, eu de nada sei, juro por Deus
Não sei porque cá não estava
Estava a procurar pela Jarina
Porque comigo se punha brava.

Sthephanny, com sua bela vozinha
Disse, “calma, a coisa não é tão feia assim,
Dizem alguns de forma bem bonitinha
Que não foi bala, o estampido ouvido
Acho que foi bomba, e bomba bem fofinha!”

“Gente, pelo  amor, não foi bala, foi bomba”
Disse a diretora, acabando com a história
“Quem disser o contrário, de mim zomba!
Achamos esse artefato no banheiro
Que mais parece caroço de pitomba.”

Eu, como não estivesse lá no dia,
Fiquei só ouvindo de boca fechada
E pra não acabar com alheia alegria
Fiz a única coisa que aprendi
Fiz para vocês essa humilde poesia!
(Francisco Alves)

sábado, 22 de abril de 2017

ANÁLISE DO POEMA ESTA TARDE A TROVOADA CAIU


Atividade do grupo Caminhos da Leitura, realizado em sábado, dia 22 de abril de 2017

Esta Tarde a Trovoada Caiu
Esta tarde a trovoada caiu
Pelas encostas do céu abaixo
Como um pedregulho enorme...
Como alguém que duma janela alta
Sacode uma toalha de mesa,
E as migalhas, por caírem todas juntas,
Fazem algum barulho ao cair,
A chuva chovia do céu
E enegreceu os caminhos ...
Quando os relâmpagos sacudiam o ar
E abanavam o espaço
Como uma grande cabeça que diz que não,
Não sei porquê — eu não tinha medo —
pus-me a rezar a Santa Bárbara
Como se eu fosse a velha tia de alguém...
Ah! é que rezando a Santa Bárbara
Eu sentia-me ainda mais simples
Do que julgo que sou...
Sentia-me familiar e caseiro
E tendo passado a vida
Tranqüilamente, como o muro do quintal;
Tendo idéias e sentimentos por os ter
Como uma flor tem perfume e cor...
Sentia-me alguém que nossa acreditar em Santa Bárbara...
Ah, poder crer em Santa Bárbara!
(Quem crê que há Santa Bárbara,
Julgará que ela é gente e visível
Ou que julgará dela?)
(Que artifício! Que sabem
As flores, as árvores, os rebanhos,
De Santa Bárbara?... Um ramo de árvore,
Se pensasse, nunca podia
Construir santos nem anjos...
Poderia julgar que o sol
É Deus, e que a trovoada
É uma quantidade de gente
Zangada por cima de nós ...
Ali, como os mais simples dos homens
São doentes e confusos e estúpidos
Ao pé da clara simplicidade
E saúde em existir
Das árvores e das plantas!)
E eu, pensando em tudo isto,
Fiquei outra vez menos feliz...
Fiquei sombrio e adoecido e soturno
Como um dia em que todo o dia a trovoada ameaça
E nem sequer de noite chega.
(O guardador de Rebanhos)

Alberto Caeiro, nascido em Lisboa, era o mais objetivo dos heterônimos. Buscava o objetivismo absoluto, eliminando todos os vestígios da subjetividade. É o poeta que busca "as sensações das coisas tais como são". Opõe-se radicalmente ao intelectualismo, à abstração, à especulação metafísica e ao misticismo. É o menos "culto" dos heterônimos, o que menos conhece a Gramática e a Literatura.



          Podemos observar pelo poema em discussão que há alguns desvios gramaticais: Sacode uma toalha de mesa (verso 5); Não sei porquê (verso 13); Eu sentia-me ainda mais simples (verso17)...
          Logo na primeira estrofe, o poeta nos surpreende, a ponto de eu ter feito o seguinte comentário: Nessa estrofe o eu-lírico se reporta à chuva com direito a trovoadas. entretanto com o verso reticenciado "E enegreceu os caminhos..." nos dá uma pista do que leremos a seguir.
          Entretanto, o eu-lírico não sai do tom. Mantém a mesma postura de observador simples do fenômeno. Seu repertório não possui grandes metáforas, como julguei pelas reticências e e pela palavra "caminhos". Ele nos remete à simplicidade da vida, como uma tia de alguém se põe a rezar para Santa Bárbara, santa venerada pela igreja católica e pela umbanda.
          Mas por que para essa santa? É o próprio eu-lírico que tem a resposta: 
"Ah! é que rezando a Santa Bárbara
Eu sentia-me ainda mais simples
Do que julgo que sou..."

         Ora, Como ele é uma pessoa simples que passou a vida "como o muro do quintal" que não faz esforço para pensar, sentia-se uma pessoa apta a crer em Santa Bárbara.
         Mas ´exatamente essa possibilidade, de crer e de pensar em Santa Bárbara, que o entristece. Porque pensar e existir para coisas simples lhe dá uma medida do quão pequeno ele é. Isso mostra ainda o dilema vivido pelo eu-lírico: viver simples ou se intelectualizar; continuar telúrico ou buscar o conhecimento dos livros?
          Se no poema anterior, Ao Entardecer, ele sente pena de Cesário Verde, devido ao fato de este poeta ser um prisioneiro da vida na cidade sendo camponês, ele mesmo, o eu lírico/Caeiro, sente pena de si, pelo excesso de simplicidade de sua alma por isso ele se torna, diante de todo aquele espectro natural que se desenrola ante seus olhos e de suas meras reflexões, em suas próprias palavras: 
"E eu, pensando em tudo isto,
Fiquei outra vez menos feliz...
Fiquei sombrio e adoecido e soturno"